terça-feira, 22 de maio de 2012

Nossa horta!


Semente, sêmen

Horta se parece com filho. Vai acontecendo aos poucos, a gente vai se alegrando a cada momento, cada momento é hora de colheita. Tanto o filho quanto a horta nascem de semeaduras. Semente, sêmen: a coisinha é colocada dentro, seja da mãe/mulher, seja da mãe/terra, e a gente fica esperando, pra ver se o milagre ocorreu, se a vida aconteceu. E quando germina - seja criança, seja planta - é uma sensaçao de euforia, de fertilidade, de vitalidade. Tenho vida dentro de mim! E a gente se sente um semideus, pelo poder de gerar, pela capacidade de despertar o cio da terra.(...)


Cio é desejo intenso, não dá descanso, invade tudo e provoca sonhos, semente que não se esquece do seu destino, vida querendo fertilizar e ser fertilizada, para crescer. Pois a horta é assim também. Não é coisa só para boca. Se apossa do corpo inteiro, entra pelo nariz, pelos olhos, pelos ouvidos, pela pele, toma conta da imaginação, invoca memórias...
                                               Trecho do texto: “A Horta” – Rubem Alves
                                               http://www.rubemalves.com.br/ahorta.htm




















Estamos trabalhando desde o ano anterior com o Projeto Horta Escolar. Coordenado pela professora Elsa Kunz, com a ajuda de alguns alunos, nossa horta está cada vez mais bonita e diversificada. Já colhemos aipim, milho, chuchu e, atualmente,  rabanete, alface e outros. Para se ter uma ideia, temos canteiros de salsa, cebolinha, agrião, cenoura, rúcula, rabanete, couve, repolho, 4 tipos diferentes de alface, morango, alho, ervilha, beterraba, chuchu, além de um canteiro com chás. 
Aquilo que colhemos passa a integrar a merenda de nossos alunos, enriquecendo-a nutricionalmente. A próxima etapa será o seu cercamento. Acompanhe pelas fotos "o milagre" de que fala Rubem Alves no texto acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário