O
projeto “Cuidando do nosso Planeta”, criado pela professora de Ciências Camila
Martins da Silva, teve no último dia 09 de agosto, mais uma de suas etapas
concretizadas. Na ocasião, foi desenvolvida com as turmas da escola uma gincana
de integração abordando o tema reciclagem do lixo.
A proposta consiste em avaliar a produção de
lixo no nosso país, os métodos e técnicas, bem como as políticas públicas de
reciclagem de diversos materiais , conscientizando as pessoas da necessidade de
reduzir, reciclar e reutilizar materiais, possibilitando uma maior preservação
de recursos naturais, desenvolvimento e interação social, reconstruindo
conceitos a cerca de fatores que nunca foram abordados com tanta relevância
social.
A destruição do meio ambiente é muito grave,
pois significa a perda do controle climático da Terra. Este descontrole pode
produzir inundações e secas, que provocam a morte de milhares de seres vivos.
Frente a estes problemas e questionamentos podemos refletir: o que já fizemos
para ajudar o meio ambiente? Que fatos ou experiências vividas teríamos para
compartilhar?
Veja a seguir, as tarefas realizadas neste
sábado, bem como suas pontuações. O projeto também está em anexo. Confira a
alegria da galera nas fotos!
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL JOÃO GRAWER FILHO
Título do Projeto: Cuidando do nosso planeta
Professor: Camila Martins da Silva – ciências
Turmas envolvidas: todas (60 ano, 70 ano, 80 ano e
8a série)
Período de realização: De setembro a outubro de 2014
Horário: atividades
realizadas durante as aulas de ciências, com encerramento no sábado, dia 04/10.
Justificativa: O geógrafo Milton Santos declarou, certa vez, que a difusão das
novas formas de consumo é um dado fundamental para compreender e explicar as
sociedades contemporâneas. A generalização do modelo de consumo das modernas
coletividades industriais e urbanas trouxe como subproduto um par perverso: a
intensa exploração dos recursos naturais em escala planetária e, na outra
ponta, a produção de uma quantidade desmesurada de resíduos, muitos deles de
baixo reaproveitamento. Cabe-nos reduzir a quantidade de lixo: ajudar a
reciclar. É um roteiro de boas práticas, que inclui o reaproveitamento de
muitos materiais que de outra forma seriam jogados fora.
Objetivo geral: Avaliar a produção de lixo no Brasil e os métodos, as técnicas e
as políticas públicas de reciclagem dos materiais.
Objetivos específicos:
Preservar os recursos naturais;
Possibilitar um desenvolvimento e interação social;
Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora do
espaço escolar.
Atividades: As atividades serão realizadas durante as aulas de ciências, no
mês de setembro e outubro.
Atividades a serem realizadas com
o 60 ano:
1º) Palestra com representantes da Usina de Reciclagem de Dois
Irmãos;
2º) Visita à Empresa Susuki Recicladora, no bairro Travessão, Dois
Irmãos;
30) Formar equipes de quatro a cinco
alunos e distribur a cada uma delas uma cartolina onde terão que desenhar,
colar imagens ou escrever o que sabem a respeito do tema "Conservação do
Ambiente". Permitir que os alunos partilhem seus conhecimentos entre si e
com a professora, gerando mudanças de atitude em relação ao tema.
40) Contato com o problema: Sabemos que nosso planeta vem adoecendo a cada dia, aquecimento global, devastação de nossas florestas, poluição de nossas águas, falta de água... A destruição do meio ambiente é muito grave, pois significa a perda do controle climático da terra. Esse descontrole pode produzir inundações e secas, que provocam a morte de milhares de seres vivos. Muitos já ouviram falar de todos esses problemas e questionamos: "O que já fizemos para ajudar o meio ambiente?" Abrir a discussão em cada grupo para que os alunos possam relatar fatos ou experiências já vividas.
Atividades a serem realizadas com
o 70 ano:
10) Formar
grupos com os alunos e deixá-los utilizar fontes de pesquisa (sites, revistas,
livros, reportagens...) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar
frente aos problemas ambientais. Propor que os estudantes coletem, selecionem e
organizem os dados obtidos na pesquisa e apresentem aos alunos do 60
ano.
20) Apresentação das informações obtidas através da
pesquisa, aos alunos do 60 ano.
OBSERVAÇÃO: Não podemos deixar de salientar para os nossos alunos que a exploração da natureza e utilização de seus recursos não são atos necessariamente destrutivos. O que os torna destrutivos ao meio é a maneira como é realizada, a relação entre a quantidade e o tempo efetivo em que ocorre é que gera o desequilíbrio.
30) Partindo para a
ação: Pedir para
que cada aluno faça um levantamento em sua casa, para saber qual é o tipo de
lixo mais produzido dentro de seu ambiente. O que mais desperdiçamos? Qual é a
embalagem do produto que mais consumimos? Qual é o destino dessa embalagem? Ao
longo de uma semana cada aluno realizará esse levantamento em sua casa. Em sala
de aula, cada qual em sua equipe, colocará esses dados em uma tabela,
comparando-os com os dos demais componentes. A turma deverá transformar esses
dados em uma única tabela. A intenção é pensar em: "Qual é o lixo que mais
produzimos?", e fazer com que todos se mobilizem para a sua reutilização,
a sua reciclagem.
ALUNO
|
EMBALAGEM
- PRODUTO
|
QUANTIDADE
|
DESTINO
|
Atividades a serem realizadas com o 80 ano:
10)
Conscientização: Qual é o lixo que produzimos em nossa sala de aula? E em nossa
escola? Como podemos conservar o nosso ambiente escolar? Devemos iniciar esse
trabalho focando sala de aula. Será que ao final do dia deixamos a nossa classe
como a encontramos ao chegarmos à escola? O que podemos fazer para melhorar?
Essa observação direta e mobilização devem partir do entorno mais próximo do
estudante (sala de aula) para o mais distante (banheiros, parques,
refeitório...). Criar campanhas de conservação dentro da sala de aula. Para
isso podemos criar equipes que a cada semana deverão "cuidar",
informar, conscientizar os demais através de conversas, cartazes, ações...
Atividades a
serem realizadas com a 8a série:
10)
Realizar uma caminhada ao redor da escol com alunos: a missão: recolher o lixo
encontrado no caminho, levá-lo para o pátio e efetuar uma seleção. Feita a
coleta, separe o material. A classificação deve respeitar os critérios de
tamanho, idade e provável tempo de decomposição. No final, exponha o resultado
na escola. Os alunos devem colar os materiais sólidos em cartolinas, informando
tipo, tempo de decomposição e forma de separação de cada um.
20)
Realizar pesquisas sobre os processos de reciclagem.
30)
Exposição dos materiais coletados e a forma correta de reciclagem do mesmo,
quando possível.
Avaliação: Observar a interação dos alunos
com o projeto. Verificar o desenvolvimento da ação positiva frente às
propostas. Perceber a mobilização individual e coletiva para preservar e
melhorar o seu entorno. Verificar se o aluno percebe que esse trabalho não se
resume a uma iniciativa pontual. Avaliar
se o aluno, tendo realizado várias atividades em pequenos grupos de busca de
informações em fontes variadas, é capaz de cooperar nas atividades de grupo e acompanhar
as etapas do projeto.
Atividade de encerramento: no sábado, dia 04/10, todas as turmas serão convidadas a
participar de uma pequena gincana de encerramento do assunto trabalhado nas
aulas de ciências. Os alunos serão informados durante a semana, das atividades
que ocorrerão no sábado.
Gincana:
1) Cada equipe, formada por uma turma, será responsável por trazer
garrafas pet e latinhas de alumínio, para reciclagem. Cada item valerá 2
pontos.
2) Cada equipe, trará material reciclável para confecção de
brinquedos, que depois serão doados a crianças carentes.
3) Para finalizar as atividades no sábado, poderão ser promovidos
1 ou 2 jogos de futebol entre as turmas, buscando a socialização entre as
mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário